top of page

3° Encontro de 2015 na Don Fernando Pizzaria

Nosso terceiro encontro deste ano, foi uma verdadeira festa, alem de debatermos um livro maravilhoso como "Os Velhos Marinheiros" de Jorge Amado, nós também comemoramos o aniversario do clube.

O encontro foi na Pizzaria Don Fernando: http://www.donfernandopizzaria.com.br

um local muito aconchegante com pizzas saborosas.

Neste encontro estiveram presentes 17 pessoas, que puderam desfrutar do sentimento de felicidade por participar de um clube de leitura que considera-se uma família apaixonada por livros e litros.


O debate do Livro: Os Velhos Marinheiros de Jorge Amado rendeu bons comentarios, e a media da nota foi bem significativa: 9,8


Quanto ao aniversario do clube que fez 3 anos no dia 17/03/2015, muitos fizaram questão de resaltar o quanto é prazeroso participar deste seleto grupo de pessoas que adoram comentar os livros que leem e também compartilhar momentos regados com alguns saborosos litros.


O nosso querido Autor e membro do clube Antonio Carlos Pereira escreveu um pequeno e maravilhoso texto para homenagear o nosso clube.

Sobre Livros e Litros. Começo parabenizando a todos pelos três anos dessa importante iniciativa. Destaco que falar sobre leitura, amigos e litros, é, vamos dizer, não esgotar jamais esses temas. Primeiro vou citar o Menino Maluquinho, estou falando aqui do escritor Ziraldo que diz que a “leitura é e será o diferencial para o futuro das crianças”. Eu acrescento que não é só o futuro das crianças, mas sim o futuro de todos nós. Diz ainda esse escritor que ler é mais importante que estudar, pois todos que ele conhece e que são destaques na área em que atuam foram péssimos estudantes e leitores fantásticos. Agora vou citar alguns clichês sobre ler, mas que são válidos. Ler é viajar, ler é buscar aprimoramento tanto pessoal quanto profissional. Ler é um exercício de paciência, ler é se apoderar da alma do escritor. Ler é também ser escritor, uma vez que através da leitura você interage com o mundo imaginado pelo escritor e você tem ainda a liberdade de criar outros universos e situações que muitas vezes não estão ali explícitos no livro lido. Ler é também conhecer mundos além desse em que vivemos. É assenhorar-se de palavras que podem fazer parte do seu vocabulário, é discernir com mais autoridade sobre os assuntos que são ditos no dia-a-dia. Um escritor amigo meu diz que a leitura torna o sujeito mais apto para resolver problemas, já que, como dito anteriormente, ler torna o sujeito mais imaginativo, mais criativo. Sobre amigos, cito Zé Perri, do Pequeno Príncipe, que diz que quem encontrou um amigo achou um tesouro. Amigos e crédito na praça, jamais devem faltar a qualquer bom vivente. Amigo e amizade são cativadas, só acontecem verdadeiramente com o tempo, com a dedicação. Aos amigos não se condiciona nada. Há de se ressaltar que a amizade é uma via de mão dupla. Tem de ser correspondida sob pena de naufragar na calmaria do esquecimento. E o importante desse grupo, para finalizar, é que o interesse maior é procurar fazer com que os leitores se tornem amigos, aprimorem o gosto pela leitura e, de lambuja, saboreiem litros, não a garrafa em si, mas o seu conteúdo. Sobre litros, cito Vinicius de Moraes, que diz que o uísque é o cão engarrafado e todos sabemos que o cão é o melhor amigo do homem. Ainda sobre litro, digo que vinho é a bebida dos deuses, cerveja salvou a humanidade do cólera. Refrigerante e água deixam a vida mais doce e mais diluída. Amigos, devemos tomar cuidado com o homem que lê só um livro a vida inteira e devemos ser amigos daqueles que leem muitos livros. É isso, obrigado pelo momento de prazer de encontrar todos vocês.

Antonio Carlos Pereira

No final do encontro escolhemos o livro: A mão esquerda de Fausto Wolff para a leitura e o proximo encontro será uma festa junina no dia 13/06/2015

Livros escolhido com 4 votos

Livros indicados na noite


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page