top of page

Encontro Livro Numero Zero

O encontro do livro Numero Zero foi realizado no sábado 19/11/2016 na casa de praia do nosso querido amigo Antonio Carlos Pereira.

Com uma maravilhosa recepção debatemos o livro de Humberto Eco que ficou com a média de 7.8 votação.


Depois do maravilhoso almoço ainda os membros fizeram uma visita ao ermitão que mora na praia da pinheira, e com a inspiração de um verdadeiro paraíso escolhemos o livro Incidente em Antares de Érico Veríssimo para o próximo encontro.


Para que seja melhor difundido e também registrado na nossa historia pretendemos colocar sempre ao menos uma analise de cada livro debatido no clube, e a primeira será da membra fundadora Naiana Santos que não pode estar presente, mas leu o livro e enviou seu resumo.


Analise do livro “Numero Zero” da Naiana Santos


Ler "Número Zero" de Humberto Eco foi uma experiência bastante instigante, porque tive que fazer uma breve pesquisa a respeito da Itália na época em que o livro se passa, com um cenário alucinante... morte do Papa João Paulo II, golpe de Estado, líderes de lojas maçônicas que buscam o auge na política, além de outros tantos acontecimentos que enriqueceram a trama, me deixaram um pouco sem folego para entender qual era a verdade por trás das intenções de Eco nessa história..


Se a intenção dele era a crítica ao jornalismo, em sua trama foi bem colocada no enredo. Principalmente, aquele jornalismo que é feito sem transparência e que possui como meta manipular a sociedade e de quebra atingir a determinados nomes da política. Achei que ele exagerou um pouco e a mensagem deve ser visto como uma alfinetada e não como um retrato real do jornalismo atual que possui muitos profissionais sérios e comprometidos com a verdade.


Com certeza "Número Zero" é um livro curto, objetivo, mas que nem por isso deixa de ser interessante. Chega a ser engraçado com um personagem como o Broggadocio que é o ápice do exagero em suas falas e manias. No entanto, apesar dele ser bastante caricato, ele traz um contraponto ideal para a história. Este livro é daqueles que requer um estado de espírito na leitura para que a experiência seja completa com a narrativa do autor que é repleta de sarcasmo e ironia, e que entrega bem mais do que uma boa ambientação do país e um enredo que traz pontuações acertadíssimas a respeito da sociedade e como funciona a imprensa, em qualquer lugar do mundo civilizado ou não.


Minha nota é 7,5












Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page